Água & Pele

A água é vital para todos os seres vivos e exerce um papel fundamental na manutençao da saúde da sua pele e do seu organismo

A água é vital para todos os seres vivos e exerce um papel fundamental na manutençao da saúde do seu organismo como um todo, sendo assim, com sua pele nao e diferente.

O aspecto da pele, sua textura e suavidade dependem de seu nível de hidratação, lipídeos e elasticidade, o que e resultado de múltiplos fatores.

Dentre estes, um dos mais importantes é o equilíbrio entre a produção de sebo e água (lipídeos e hidratação). A água é um dos componentes essenciais da pele e não se admite uma pele saudável e bonita desidratada. Dessa forma, um organismo que não recebe a quantidade necessária de água, com a desidrataçao, se apresentara com uma pele ressecada, áspera, sem elasticidade, ate mesmo com rachaduras. Esse quadro pode ser acompanhado tambem por sintomas como coceira, ardencia, entre outros.

Sem contar que a ingestão do líquido também se faz necessária para a absorção dos nutrientes, não só benéficos para a pele, mas para todo o organismo.

Para garantir a manutençao hidrica adequada, a pele saudavel, naturalmente produz uma barreira lipídica, evitando assim a perda de água por fatores externos, tais como: exposição ao sol, poluentes, umidade relativa do ar, tabagismo, consumo de álcool, banhos quentes e prolongados, entre outros.

Portanto, para uma pele saudável e viçosa, não basta apenas beber água, mas também saber como cuidar dela adequadamente no dia a dia, com produtos e habitos adequados.

Segue algumas dicas uteis:

  • Ingesta de água. Beber pouca água causa desidratação na pele e diminuição de sua sustentação e turgor, o que a torna flácida e sem viço. A água, além de deixar a pele firme e hidratada, ainda favorece à excreção de toxinas e substâncias irritantes, que podem danificar e causar o envelhecimento da pele. Mas qual a quantidade ideal de água que cada pessoa deveria ingerir diariamente? Essa quantidade varia de acordo com a ingestão diária de calorias, com o seu peso, perda hidrica pelo suor, idade e funçao renal preservada, ou seja, dificil falar em uma regra. Porem, de uma maneira geral, o ideal seria consumir 30 mililitros por quilo, isto é, uma pessoa que pesa 60 kg deveria ingerir 1,8 litros de líquido por dia, divididos em 80% provindos de água potável e outras bebidas e os outros 20% da água presente nos alimentos, como frutas e verduras. O consumo de água proporciona benefícios como: temperatura corporal equilibrada, aumento do fluxo de oxigênio e da imunidade, eliminação de toxinas e ajuda na saúde das unhas, cabelos, pele e do bom funcionamento dos órgãos.
  • Cuidados diarios: prefira realizar a limpeza da pele com água morna, pois temperaturas muito elevadas podem ser confortáveis no momento, mas alteram a qualidade da pele ao provocar a perda excessiva dos lipídeos ou hidratantes naturais da camada protetora. Esse fato tambem e visto com banhos demorados, o conselho e que os mesmos durem apenas o tempo necessario para higienizaçao adequada, realizadas de preferencia com sabonetes neutros e suaves. Evitar uso excessive de buchas, escovas de banho e esfoliantes, por tambem contribuirem em danificar o manto lipidico. Apos o banho, e sempre interessante o uso de hidratantes, que ajudem a recompor o teor de água da pele ou a evitar a perda da mesma através das suas células.
  • Fatores ambientais. Podem favorecer a evaporação da água através da pele, diminuindo o seu grau de hidratação. Vento, sol excessivo, frio intenso, umidade do ar baixa, ar condicionado.

Dra. Ana Carolina Antunes
Médica especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia
Pós Graduação em Dermatocosmiatria pela FMABC
Pós Graduação em Tricologia e unhas pela UMC
Preceptora do Serviço de Dermatologia da Universidade de Mogi das Cruzes