Beleza

Desde os primórdios da humanidade, em todas as civilizações, buscam-se formas de melhorar a aparência física e prolongar a vida!

No Egito, os mortos “levavam consigo”, potes de cremes para eternizar a beleza. A juventude sempre ocupou lugar na mente das pessoas e o envelhecimento é visto por muitos como um dos principais causadores da perda da beleza.

Envelhecimento é o conjunto de modificações fisiológicas “irreversíveis e inevitáveis”, ele acontece de duas maneiras:

  1. Envelhecimento Intrínseco, verdadeiro ou cronológico: dependente do tempo de vida.
  2. Envelhecimento Extrínseco: causado por agentes externos fotoenvelhecimento: áreas expostas ao sol, referentes da radiação UV, tabagismo, álcool, stress.

Com relação ao processo de envelhecimento intrínseco pouco ou nada ainda hoje se pode fazer! Ainda estamos em busca da famosa “fonte da juventude”.

Já os fatores externos, que causam o envelhecimento, podem sim ser modificados!

A área medica dedicada a estética humana é chamada Cosmiatria (“Kosmetos” = gr. embelezar ou preservar a beleza, “Iatros”= idéia de médico, relativo a medicina, “ic” = emprego, ofício, profissão). Etimologicamente: A arte ou ciência médica que estuda e trata a beleza humana em todos seus aspectos e concepções. Falaremos muito das formas que podem ser empregadas para manter ou promover a beleza, assim como, ter um envelhecimento digno.

Contudo, cabe lembrar que, não existe beleza definida, padrão. Essa individualidade do conceito do que é belo, deve ser respeitada!

Cabendo uma reflexão sobre os excessos destinados a busca da beleza ideal, ao modismo, as tendências, aos estereótipos!

“Belo é a expressão de sentimentos, das necessidades práticas e culturais de cada comunidade, relativa ao tempo e espaço. Do ideal de um povo ou de um indivíduo.”

“Belo é tudo que ao ser contemplado, agrada”, sendo assim, depende dos olhos de quem vê!

Dra. Ana Carolina Antunes
Médica especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia
Pós Graduação em Dermatocosmiatria pela FMABC
Pós Graduação em Tricologia e unhas pela UMC
Preceptora do Serviço de Dermatologia da Universidade de Mogi das Cruzes