Carcinoma basocelular (CBC)

Tipo mais comum de câncer de pele.

Causa principal: exposição solar (acumulada ao longo da vida e ocasionais intensa, que provocam queimaduras). Surgem com maior frequência nas áreas expostas do corpo, especialmente na face, orelhas, couro cabeludo, ombros.

Maior risco: pessoas de pele branca, cabelos e olhos claros.

Em estágios iniciais são facilmente tratáveis, com índices de cura próximos de 100%. Porém, quanto maior o crescimento do tumor, mais extenso será o tratamento realizado. Embora esse tipo de câncer raramente produza metástases nos órgãos vitais, pode danificar o tecido adjacente, causando às vezes destruição e desfiguração consideráveis.

As pessoas que já tiveram um CBC têm maior rico de desenvolver outros com o passar dos anos, seja na mesma área inicialmente afetada ou em outra região do corpo. Portanto, visitas regulares ao dermatologista devem se tornar uma rotina.

Caso um câncer recidive, o médico pode recomentar um tipo diferente de tratamento. Alguns métodos, como a Cirurgia Micrográfica de Mohs, sao altamente eficazes nesses casos.

O CBC às vezes se assemelha a condições não cancerígenas na pele, como: pequenas alergias, picadas, acne, entre outras; que não involuam. Somente um dermatologista capacitado, poderá diagnosticar de forma definitiva. Caso perceba um dos sinais de advertência ou outra mudança preocupante em sua pele, consulte imediatamente um dermatologista da SBD.

Dra. Ana Carolina Antunes
Médica especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia
Pós Graduação em Dermatocosmiatria pela FMABC
Pós Graduação em Tricologia e unhas pela UMC
Preceptora do Serviço de Dermatologia da Universidade de Mogi das Cruzes