Cuidado com as Mãos

Em tempo de prevenção e cuidado com o coronavírus e outras viroses as mãos ganham destaque! Importante o uso de álcool gel e lavagem constante das mesmas podem causar ressecamento, alteração da barreira natural de proteção e em unhas/ cutículas, além de dermatites (alergias).

Pode esse motivo, é válido lembrar de alguns cuidados que ajudarão a manter a saúde das mãos sempre:

  1. Na hora da limpeza dos ambientes e serviços domésticos, evite que suas mãos tenham contato direto com produtos químicos. Muitos produtos de limpeza contêm grandes concentrações de substâncias químicas que podem causar ressecamento, irritação, prurido, alergias e dermatites nas mãos - um exemplo bem comum na nossa rotina é o uso do detergente. Por isso, uma boa solução é calçar luvas sempre que for lavar louça ou fazer qualquer tarefa doméstica em que as mãos possam entrar em contato com essas soluções.
  2. A hidratação é a melhor amiga das suas mãos! Ter um hidratante próprio para as mãos é essencial para deixar as mesmas macis e protegida, além de ajudar a retardar os efeitos do envelhecimento cutâneo, como manchas, flacidez e perda de volume. Existem várias opções no mercado - uma boa dica é optar sempre por dermocosméticos, já que esses possuem uma concentração de ativos maior e mais especializada.
  3. Preferir o uso de sabonetes neutros na hora de lavar as mãos, em especial os hipoalergênicos de uso frequente.
  4. As mãos também precisam de proteção solar. Além do rosto, você sabia que as mãos são umas das áreas mais expostas à radiação solar? Por isso, o uso do protetor se torna tão importante para prevenir o envelhecimento precoce, além do temido câncer de pele. “Devemos usar o filtro diariamente sem esquecer de aplicá-lo no dorso das mãos, pois a região também é atingida pelos raios solares diretamente.

Que suas mãos esteja presente na sua rotina de autocuidado.

Dra. Ana Carolina Antunes
Médica especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia
Pós Graduação em Dermatocosmiatria pela FMABC
Pós Graduação em Tricologia e unhas pela UMC
Preceptora do Serviço de Dermatologia da Universidade de Mogi das Cruzes