Dermatoses relacionadas ao calor

O calor chegou e com ele, vem a vontade de passar mais tempo ao ar livre. Mas algumas alergias, mais comuns nessa época do ano, podem impedir que você aproveite o melhor da estação. Conheça as irritações de pele mais comuns:

Acne solar
Marcada pelo aparecimento de vermelhidões e pontos semelhantes a espinhas, especialmente no colo.
Miliária / brotoeja
Comum em crianças e bebês, costuma aparecer nas regiões do pescoço, do colo e da fralda. Também chamada de brotoeja, é outra irritação que pode ser desenvolvida por causa do calor. O corpo produz mais suor para baixar a temperatura e ele acaba "entupindo" os poros da pele por onde sai.
Intertrigo
Mais comum em adultos, essa alergia surge especialmente na virilha, nas axilas e embaixo das mamas. É caracterizada por coceira e vermelhidão nas regiões de dobras.
Fitofotodermatose
Dermatose manifestada por contato com agentes químicos produzidos ou eliminados por plantas que, quando entram em contato com a pele e permanecendo em exposição solar, promovem um processo inflamatório, até queimaduras mais graves, levando a posterior formação de bolhas e/ou manchas escuras no local.
Comum por alguns perfumes e cosméticos, limão e outras frutas cítricas como laranja, tangerina, maracujá, folhas de Figo, entre outros.

Dra. Ana Carolina Antunes
Médica especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia
Pós Graduação em Dermatocosmiatria pela FMABC
Pós Graduação em Tricologia e unhas pela UMC
Preceptora do Serviço de Dermatologia da Universidade de Mogi das Cruzes