Dia Mundial da Psoríase

29 de outubro, Dia Mundial da Psoríase, campanha coordenada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, que visa conscientizar as pessoas de que a doença não é contagiosa e eliminar o preconceito.

A psoríase é uma doença imunoinflamatória crônica da pele, presente em cerca de 3% da população mundial. Acomete ambos os sexos, em qualquer idade, principalmente na faixa etária entre 20 e 40 anos.

Sua causa ainda nao esta totalmente esclarecida, porém pesquisas mostram que existe predisposicao genetica, assim como, o envolvimento de outros fatores em seu desencadeamento: estresse emocional, traumatismos da pele, baixa imunidade, tabagismo, etilismo, alteracoes endocrinologicas, desidratacao da pele, baixa imunidade, alteracoes climaticas, medicamentos (litio, betabloqueadores, analgesicos e antiinflamatorios), entre outros.

A doenca se apresenta como lesoes avermelhadas, muitas vezes com descamacao esbranquicadas, mais comuns em regioes de cotovelos, joelhos, orelhas e couro cabeludo, podendo acometer também outras partes do corpo, como: palma das maos e planta dos pes, unhas, regiao de dobras e genitais. Geralmente não apresentam sintomas, porem pode surgir eventualmente coceira e dor no local. Na maior parte das vezes se restringe a pele,atingindo em cerca de 10% dos casos alguma articulação.

Importante lembrar que a doenca nao é contagiosa!!! Mesmo em contato intimo com qualquer portador da doenca. Vale ainda ressaltar que muitas outras doenças de pele se assemelham com a psoríase; por isso, em caso de qualquer dúvida, procure um dermatologista. Seu diagnostico costuma ser facilmente realizado pelo especialista, evitando assim possíveis tratamentos incorretos que podem levar a agravamento do quadro.

A psoríase é uma doenca que pode ter um excelente controle quando bem conduzida, melhorando substancialmente a qualidade de vida de quem a possui.

Dra. Ana Carolina Antunes
Médica especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia
Pós Graduação em Dermatocosmiatria pela FMABC
Pós Graduação em Tricologia e unhas pela UMC
Preceptora do Serviço de Dermatologia da Universidade de Mogi das Cruzes