Envelhecimento X Vida Urbana

Estudos recentes estão demonstrando que o processo de envelhecimento, pode ser mais acelerado na população de grandes centros urbanos.

O mesmo ocorreria por inúmeros fatores, sendo a poluição um dos principais deles.

A fumaça de industrias, veículos, cigarro, são exemplos de poluentes comuns do ar dessas áreas. No passado, acreditava que as toxinas presentes no ar, não conseguiam penetrar através da camada de proteção promovida pela nossa pele, porém estávamos errados!

O estudo das nanoparticulas, permitiu, não somente, uma ação maior dos cosméticos na pele, como também estão servindo de alerta, à capacidade de muitas outras partículas, presentes no ar, serem nocivas também através da nossa pele!

Pesquisas mostram que, mulheres que vivem no campo ou interior, apresentam uma aparência mais jovem por mais tempo, quando comparadas as equivalentes dos grandes centros urbanos, que parecem ter um envelhecimento 10% mais rápido.

Outros fatores, como o elevado nível de estresse, presente na maioria dos indivíduos que residem em grandes cidades e a dieta, de menor qualidade, quando comparada ao estilo de vida do campo e muitas vezes inadequada, também devem ser levados em consideração.

Sendo assim, o uso de antioxidantes nessas áreas se torna fundamental!

Existe até mesmo, uma tendência realizar complementação desses agentes, pelo uso de vitaminas, minerais essenciais, entre outros, através de suplementos, sendo seu emprego muitas vezes benéfico e válido. Porém, cabe o alerta, o mesmo deve ser realizado somente em indivíduos onde é verificado sua necessidade e através de um profissional capacitado.

Lembrando sempre que, mudanças no estilo de vida, para hábitos mais saudáveis, como dieta, exercícios físicos adequados, inclusão de práticas que promovam o controle do stress, melhora da qualidade do sono, entre outros, deve ser sempre a primeira escolha.

Afinal, saúde, beleza e bem estar, podem sofrer sim pela ação externa, porém sua promoção e manutenção, depende de cada um, vem de dentro.

Dra. Ana Carolina Antunes
Médica especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia
Pós Graduação em Dermatocosmiatria pela FMABC
Pós Graduação em Tricologia e unhas pela UMC
Preceptora do Serviço de Dermatologia da Universidade de Mogi das Cruzes