Estrias

As estrias são cicatrizes que se formam quando há destruição de fibras elásticas e colágenas na pele, normalmente causada por um estiramento da pele devido ao crescimento, aumento de peso, durante a gestação, inserção de prótese mamária, uso de anabolizantes, uso prolongado de corticoides, além de fatores genéticos.

Existem dois tipos de estrias: as estrias recentes e estrias antigas. Quando são recentes são de cor rósea ou púrpura, podem apresentar discreta coceira e são acompanhadas por um processo inflamatório local, já as antigas ficam esbranquiçadas, ocorre uma atrofia mais intensa das fibras colágenas e elásticas, e não há inflamação envolvida. Em pessoas de pele morena ou negra as estrias podem aparecer com uma coloração mais escura do que o tom de pele.

A resposta do tratamento irá depender da fase da estria, a localização e sua espessura. É importante lembrar que não há cura total, mas há significativa melhora na sua aparência, além da genética do paciente, a idade e a produção de colágeno individual são fatores que também influenciam no resultado.

Um dos tratamentos indicados para esse tipo de lesão na pele é o microdermoabrasão, conhecido popularmente como peeling de diamante, onde ira promover um estímulo para reorganização dos tecidos da estria, renovar a pele, remoção de células mortas e facilitar a absorção dos cosméticos utilizados no tratamento proposto.

O peeling de diamante pode ser feitos em pessoas com qualquer tonalidade de pele e até mesmo nas bronzeadas. Neste caso, o bronzeado será removido junto com a pele superficial.