Fique atento e não se prejudique!

É comum nos dias de hoje, os pacientes chegarem em suas consultas, com uma pesquisa prévia feita na internet, ` a respeito do seu problema ou do que acredita ser sua doença! Isso, na maior parte das vezes, pode gerar preocupações desnecessárias, que permanecerão presentes em seus dias, até o esclarecimento médico.

O problema criado, pode ser desde um simples equívoco, `a um erro total de diagnóstico; sem falar nos tratamentos sem orientação ou acompanhamento adequado, que aumentam ainda mais a gravidade dessa prática tão comum nos dias de hoje.

Muitas sociedades médicas de especialidades, já realizaram pesquisas mostrando que, o conteúdo dos "sites leigos" relacionados `a saúde, estão na maioria das vezes errados; isso, associado ao fato das doenças serem facilmente confundidas, é um alerta importante a ser realizado!

Dessa maneira, aconselho sempre que necessário, buscar ajuda médica especializada em cada situação e quando quiser algum esclarecimento maior sobre alguma questão de saúde, buscar os sites oficiais de cada sociedade médica, ministério da saúde e associações, conselhos de medicina ou ainda de médicos com registro de especialista e bem capacitados.

Dra. Ana Carolina Antunes
Médica especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia
Pós Graduação em Dermatocosmiatria pela FMABC
Pós Graduação em Tricologia e unhas pela UMC
Preceptora do Serviço de Dermatologia da Universidade de Mogi das Cruzes