Tratamento do Melasma

Por se tratar de uma doença de pele crônica e ainda sem cura, seu tratamento é contínuo, mostrando melhora e controle com o uso domiciliar de substâncias clareadoras, antioxidantes e filtros solares.

É possível associar a alguns procedimentos estéticos, realizados por dermatologistas capacitados como: peelings químicos, microinfusão de medicações percutânea (MMP®️), microagulhamento, radiofrequência, ultrassom com ativos clareadores, entre outros.

Uma novidade em relação ao tratamento do Melasma é o uso do ácido tranexâmico. Este medicamento é utilizado para tratamento de hemorragia, porém se observou ser útil no Melasma, por bloquear os estímulos que levam a produção de melanina.

O ácido tranexâmico pode ser combinado com qualquer tecnologia. Seu uso pode ser sistêmico (oral) ou tópico (domiciliar ou durante procedimentos estéticos).

Seu mecanismo de ação está associado ao sistema de proteção da pele. Ele evita a transformação do plasminogênio em plasmina e dessa forma, evita que vários fatores inflamatórios sejam acionados, o que normalmente levam a piora do Melasma.

O ativo não é um clareador, mas sim um inibidor da cascata inflamatória gerada pelo sol, que após atingir o DNA das células (queratinócitos), interage com o melanócito (responsável pela produção da melanina), via formação de plasmina.

O ácido tranexâmico é uma medicação! Deve dessa maneira ser sempre prescrito por um médico.

O dermatologista, nesse caso, precisa fazer uma avaliação prévia do paciente, solicitar exames sanguíneos, que demonstrem a possibilidade do uso da medicação.

Existem contraindicações para seu uso oral.

Os tratamentos estão cada vez mais promissores, mas o acompanhamento com um dermatologista de confiança se faz necessário para controle dessa doença.

Dra. Ana Carolina Antunes
Médica especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia
Pós Graduação em Dermatocosmiatria pela FMABC
Pós Graduação em Tricologia e unhas pela UMC
Preceptora do Serviço de Dermatologia da Universidade de Mogi das Cruzes